8 Cuidados para ter antes de viagens longas de carro

Viajar de carro é muito mais confortável dependendo do trajeto. Permite paradas extras, mudanças de percurso e dá para gastar bem menos levando a família e até convidados. Mas como toda viagem exige cuidados e preparação, em especial porque o meio de transporte de sua responsabilidade. Saiba quais cuidados são cruciais antes de se aventurar nas estradas a seguir.

8 Cuidados para ter antes de viagens longas de carro

Os cuidados para ter antes de viagens longas de carro

Viajar de carro para algumas pessoas é muito mais prazeroso. Exige uma preparação antecipada e alguns cuidados devem ser tomados antes de pegar a estrada. A seguir, as oito principais medidas antes de botar o pé na estrada.

1 – Faça uma revisão na oficina

Carro andando normalmente não significa perfeito estado. Algumas peças ficam na iminência de quebrar com seu desgaste e isso pode acontecer com toda família a bordo. Uma simples revisão pode indicar tudo certo ou identificar um problema facilmente solucionável para evitar paradas extras. E na emergência todo mecânico cobra muito mais, não é mesmo?

2 – Atenção ao IPVA

As blitzs em sua cidade obrigam pagamento do IPVA ou gera multa e apreensão. O mesmo vale para circulação em qualquer outro estado. IPVA não pago pode deixar o seu veículo no estacionamento do Detran. E nos fins de semana eles não funcionam para remover e nem há como pagar, só na segunda.

3 – Atenção ao licenciamento do veículo

Veículo licenciado está com documento em dia mas precisa dar entrada no processo anualmente. Se está em vigor o Licenciamento 2018 marque a vistoria e faça o procedimento antes de ter problemas. É importante uma vistoria também para verificar se todos os itens estão em ordem, em especial se realizou a compra recentemente.

4 – Saia com o tanque cheio

Nunca deixe para abastecer na próxima cidade ou contando que tanque no reserva circula alguns quilômetros. O próximo posto pode estar desativado ou sem conseguir abastecer. 

5 – Faça um trajeto o qual conheça

Não se aventure em estradas novas, em especial se é uma viagem em fim de tarde ou noite. O ideal é conhecer o caminho mas caso esteja consultando um mapa ou GPS, atente para as vias principais e siga as placas de BRs e Avenidas. Cuidado para não entrar em vias perigosas e sem boas condições de transitar.

6 – Avise sempre para onde está indo a alguém

Esta é uma dica para quem viaja de carro, ônibus ou outro meio de transporte. Assim se caso aconteça alguma coisa no caminho saberão ao menos onde enviar ajuda.

7 – O caminho mais curto nem sempre é o melhor

Há sempre desvios indicados pelos amigos e GPS para economizar combustível e tempo. No geral quando se trata de estradas são mal sinalizados e sem cidades. O que acontece se você furar dois pneus quando há apenas um step? E um problema com uma criança no carro? As vezes perder alguns minutos vale muito mais a pena pela segurança. 

8 – Leve comidas e bebidas

Nunca se sabe qual a próxima parada ou se um acidente na rodovia vai lhe roubar algumas horas parado. Prevenção é uma ótima pedida.