Como Fazer e Para que Serve o Cadastro Único?

Você deve ter escutado em algum lugar o termo Cadastro único. No geral, muita gente sabe que ele é importante mas não sabe como pode utilizar o recurso. Para quem tem interesse em fazer o cadastro e entender para que ele serve, vale a pena conferir o texto abaixo e ficar por dentro de tudo.

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro único também é conhecido como Cadúnico e el e produz dados muito importantes para do Governo Federal. Isto porque este cadastro classifica as famílias como de baixa renda, permitindo que neste registro tenham informações da residência e outros detalhes sobre cada lar.

Desta forma, o governo pode avaliar a situação socioeconômica de cada região e produzir índices importantes para a sociedade. Além de ser um instrumento avaliador de renda muito importante, o Cadastro único acabou se tornando o meio mais viável para permitir que as famílias registradas tenham acesso a programas sociais proporcionados pelo Governo Federal.

Para que ele serve?

Como você pode conferir, o Cadastro Único é muito importante para classificar as famílias e baixa renda,  permite que o Governo conheça a situação de cada uma e padronize o ingresso em benefícios e programa sociais.

Este cadastro é um dos principais requisitos para participar, por exemplo, do programa de transferência de renda Bolsa Família 2019Além de precisar estar de acordo com o requisito de renda mensal, sendo de no máximo R$ 85,00 por pessoa ara situação de pobreza extrema, e de R$ 170 por pessoa para pobreza.

valor do Bolsa Família é um suporte financeiro para subsidiar as necessidades básicas da família. Vale lembrar também que, com o Cadastro único você pode ser isento de taxa de inscrição e alguns concursos público, entre outros imposto. Se você precisa realizar este cadastro, confira a seguir o que deve ser feito:

Como fazer o cadastro?

Para realizar sue cadastro, é preciso comparecer a uma unidade responsável pelo sistema com toda a sua documentação. Geralmente, cada município tem um  CRAS – Centro de Referência em Assistência Social para lidar com o Cadastro Único.

Você pode realizar a sua inscrição social em uma unidade do CRAS, m centro de Assistência Social, ou através de visitas periódicas realizadas por agentes responsáveis no município.

Para ter registro no Cadúnico é necessário que a renda família da família esteja de acordo com o requirimento do benefício. Se após avaliação de um agente, for comprovado as declarações, seu cadastro é liberado.