O que é o CRLV? Como pagar?

O CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, é um documento que comprova o licenciamento do seu automóvel e dá ao motorista o direito de circular em situação regular pelas estradas. Caso seja parado por uma blitz, você deverá apresentar o documento em dias. Saiba mais sobre o que é o CRLV e como pagar.

Muitas pessoas não sabem da obrigatoriedade de portar o CRLV. O valor da taxa pode variar de estado para estado. Portar este documento é exercer o seu direito de circular com seu veículo em situação legal. O motorista irá receber o seu CRLV, após a quitação de seu valor.

Como pagar o CRLV?

É importante enfatizar que o valor do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos não pode ser parcelado e deve ser pago à vista. Você só recebe o boleto do CRLV se:

  • Tiver pago todos os impostos obrigatórios para os proprietários de veículos requeridos pelo seu Estado
  • Tiver pago o DPTVA, Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre
  • Tiver emitido a taxa de renovação do licenciamento
  • Tiver quitado todas as multas pendentes do seu veículo

Se você estiver regular com todos os requisitos, irá receber o CRLV. O valor pode ser pago em qualquer agência bancária. Depois de pagar o valor requerido, você receberá o Certificado do Licenciamento na sua residência, então informe o seu endereço atualizado corretamente.

O que acontece se eu não pagar o CRLV?

Se, por algum motivo, você não pagou a taxa requerida, saiba que seu veículo estará circulando em situação irregular e estará apto a receber multas de trânsito. Atenção: o acúmulo das pendências no trânsito pode levar o seu veiculo a ser apreendido.

No caso de multa e apreensão, além do valor da multa que você receberá, também será de sua responsabilidade o valor do guincho e das diárias do deposito onde seu carro ficará detido. Para recuperar o seu veículo, você terá de quitar todos os valores em aberto.

Considerando todos esses pagamentos a serem feitos, é melhor evitar pendências, afinal custa caro recuperar um veículo apreendido. Por isso, muitas vezes os motoristas acabam abandonando seus veículos nos depósitos e estes podem vir a leilão.

Existem alguns impostos que são obrigatórios para proprietários de veículos no Brasil. Não deixe de conferir o IPVA 2019 e o DPTVA 2019. Pagar as taxas requeridas em dia evitará maiores complicações. Pesquise com antecedência os valores e datas de vencimento para evitar as surpresas e o acumulo de dividas.