Qual o prazo para solicitar a indenização DPVAT?

O Seguro DPVAT indeniza tanto motoristas como passageiros e pedestres envolvidos em um acidente de trânsito. O valor a ser pago depende do tipo de dano causado e é recebido em conta corrente ou poupança. Saiba mais como funciona e qual o prazo para solicitar e receber a seguir.

O que é para que serve o DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido apenas por sua sigla DPVAT, é o seguro obrigatório pago por todos os proprietários de veículo anualmente. Sua taxa já é encaminhada pelo Detran juntamente com o IPVA, outro imposto anual e igualmente importante. 

Este seguro é para cobrir danos de saúde (e não materiais) para vítimas envolvidas em acidente de trânsito independente de sua culpa. Podem solicitar o motorista, os passageiros e pedestres envolvidos no acidente sendo culpados ou não. 

Para solicitar o dinheiro do DPVAT é necessário dar entrada no procedimento através da seguradora Líder, a responsável atual no Brasil. É necessário ter documentos que comprovem o seu envolvimento com o acidente que vão passar uma avaliação criteriosa. Caso seja cabível seguro é só aguardar o pagamento quando aprovado em até 30 dias em conta corrente ou poupança informada pelo segurado.

Como funciona o DPVAT em detalhes

O seguro DPVAT só pode ser solicitado por quem sofreu algum dano de saúde em decorrência de um acidente de trânsito. São cobertos os gastos médicos, exames e alguma sequela permanente como amputação de um dedo, de membro parcial ou total. 

No caso de um parente falecido os herdeiros podem requerer o recebimento do seguro. Seriam herdeiros diretos como esposa, marido e filhos. Eles podem solicitar desde que consigo comprar tanto a herança como com atestados a causa do falecimento ser o acidente de trânsito. 

Danos materiais não são cobertos pelo DPVAT. A perda de um carro, de um celular, de uma bolsa ou algo do tipo não é passível de requerer o seguro. Apenas danos à saúde. 

Os valores não são altos como um seguro de carro privado ou seguro de vida. Os valores vão de R$ 1.250 a R$ 13.500 para os danos mais sérios como perda total de um membro ou imobilização. Cada tipo de lesão ou dano é avaliado e o valor pago vai de acordo com a pré determinação do DPVAT.

Qual o prazo para solicitar o DPVAT?

Após o acidente o envolvido possui até três anos para solicitar o seguro. O mesmo prazo vale tanto para os envolvidos diretamente como os herdeiros em caso de falecimento. Este prazo não é prorrogável.

O primeiro passo é ir até um posto de atendimento da Seguradora Líder com os documentos necessários para solicitar o recebimento do seguro. Uma vez dada a entrada no processo é só aguardar a avaliação e o possível pagamento. Todo o acompanhamento pode ser realizado online. 

O procedimento não necessita de um advogado mesmo muitos se oferecendo para isso. Ele pode ser feito sozinho pelo beneficiado desde que tenha todos os documentos em mãos originais e devidamente certificados.