Quem Tem Direito a Descontos no IPVA SP?

As contas de início de ano são a grande preocupação dos brasileiros. Além do IPTU, imposto gerado pelo imóvel. O carro ainda gera como despesa o IPVA. A boa notícia é que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), órgão responsável pela administração do tributo, possibilita a concessão de desconto para alguns dos contribuintes.

Como Funciona o IPVA SP

Da sigla Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), este tributo incide sobre todos os veículos automotivos que circulam sobre o país.

Desde motos e carros até ônibus e carretas, todos precisam contribuir com o imposto. É importante dizer que esta é uma taxa obrigatória, e o seu não pagamento implica em juros e multas.

Para calcular o valor uma alíquota deve ser multiplicado pelo preço do veículo. Essa alíquota varia conforme o tipo do veículo. Sendo que para motos, por exemplo, o valor da alíquota é menor.

O preço do automóvel é definido pela tabela FIPE, atualizada todos os anos.

O valor recolhido com o IPVA SP 2019 é revertido em melhorias para a cidade em que o veículo foi emplacado e para o estado. Além de uma porcentagem para o investimento em educação e profissionais da área.

Descontos IPVA SP

Algumas pessoas e automóveis são isentos do imposto. Esse benefício é garantido em lei, e alcança principalmente veículos de valor baixo.

Enquanto que o desconto no IPVA, é cedido aos contribuintes que fizerem o pagamento em cota única. Veja o que indica a Secretária da Fazenda:

  • Á vista até o mês de janeiro: 3% de desconto.

Quem escolher o parcelamento do valor total, pode fazê-lo em até 3 vezes. Mas, nesse caso não permitido o desconto.

Para saber a data de vencimento da parcela única, ou das outras cotas é preciso acompanhar o calendário do IPVA SP. Que coloca os períodos de acordo com o último número da placa do veículo.

Pagamento IPVA SP

O contribuinte pode fazer o pagamento do imposto, com ou sem desconto, apresentando nas agências bancárias a guia encaminhada no seu endereço.

Outra forma de fazer esse processo é utilizando o caixa eletrônico de bancos credenciados, como Bradesco e Banco do Brasil, e informar o número de RENAVAM do veículo. Automaticamente o código barras é gerado para pagamento.