VEJA COMO CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDOS SEM O ENEM

Você já pensou em fazer um curso de ensino superior sem precisar pagar nada e talvez conseguir até uma ajuda para bancar outros custos básicos? As bolsas de estudo são uma ótima alternativa para que deseja fazer uma faculdade, mas está sem grana.

Hoje, o mercado da educação oferece diversos tipos de bolsas de estudos para quem deseja turbinar o currículo com um curso superior. Algumas dessas bolsas exigem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no entanto, muitas vezes o aluno não realizou a prova.

Mas nesses casos, o estudante não precisa esperar o próximo Exame para solicitar a bolsa. Por isso separamos formas de conseguir uma bolsa de estudos sem precisar da nota do ENEM.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um Programa de iniciativa privada, criado em 2012, especializado em bolsas de estudos em diversas instituições privadas no País.

O site negocia vagas que não foram preenchidas pelos processos normais de seleção das instituições e oferta descontos de até 75% no valor de mensalidades dos cursos. Essas oportunidades são divulgadas no portal do Programa.

No Quero Bolsa é possível comparar os cursos, as faculdades e os preços que são disponibilizados. Você também pode verificar outras informações sobre o curso, como o tuno, a modalidade e o tempo de duração.

O Programa não exige comprovação de renda e não há cobranças de renovação da bolsa, além de não exigir que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil também é um programa de iniciativa privada e disponibiliza descontos de até 70% nas mensalidades dos mais variados tipos de cursos.

O Programa conta com a parceria de mais de 18 mil instituições em todo País e não exige a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Assim como o Quero Bolsa, o Educa Mais Brasil 2019 também negocia as vagas que não foram preenchidas pelos processos tradicionais de seleção, no entanto, cobra uma taxa de renovação que deve ser pagar semestralmente para renovar o desconto.

Caso o aluno não pague a renovação, que é de 10% do valor da taxa de inscrição, poderá perder o benefício. O valor da taxa pode variar de acordo com o curso e a bolsa.

Bolsas de Universidades

Algumas universidades privadas também oferecem variados tipos bolsas de estudos que também não exigem a realização do ENEM. No entanto, normalmente o aluno precisa ter notas excelentes para garantir esse tipo de benefício.

Outra opção que as Instituições oferecem são as bolsas de estudos para atividade esportiva, para alunos que são atleta pela faculdade. As bolsas esportivas podem chegar até 100% de desconto na mensalidade. 

As bolsas de Iniciação Científica são disponibilizadas para alunos que desenvolvem estudos nas áreas de pesquisa acadêmica, como uma atividade paralela ao curso de graduação. 

Nesses casos, o aluno deve procurar diretamente a instituição que deseja de estudar e perguntar sobre opções de bolsas que são oferecidas.